Teste Vocacional Online Grátis

1. Teste Vocacional Online

Esse teste apresenta 105 questões sobre atividades favoritas em formato de questionário. Com base nas respostas, são fornecidos 15 grupos de profissões classificadas segundo a afinidade. Trata-se de uma adaptação do inventário de interesses "16 Career Clusters".

Número de perguntas: 105

2. Teste Vocacional Carlos Martins - Modelo John Holland

Este é um teste tradicional inspirado nos estudos do psicólogo John Holland. Ele revela as profissões conforme as preferências, personalidade e experiências do respondente.

Número de perguntas: 132

3. Teste Vocacional do Neora

Esse teste vocacional se diferencia dos demais. Nele, você escolhe todas as características que acredita combinar consigo e, no final, ele apresenta seu perfil pessoal baseado no DISC, um dos estudos comportamentais mais respeitados do mundo. Além disso, no perfil profissional, são apresentados os cursos e a porcentagem de afinidade que você teria com cada um.

Número de perguntas: uma grande pergunta para assinalar todas as suas características.

4. Teste Vocacional Guia da Carreira

Basta escolher as alternativas de maior interesse para obter várias opções de carreira. O teste oferece o perfil profissional que mais combina com as respostas e algumas opções de cursos.

Número de perguntas: 15

5. Teste Vocacional do Mundo Vestibular

Esse é um teste vocacional rápido que mostra quais carreiras mais combinam com os gostos e preferências do respondente.

Número de perguntas: 17

6. Teste Vocacional do Na Prática

Este teste é feito por um assistente virtual (robô) chamado Fê. Ele analisa o perfil para mostrar as características profissionais e carreiras que se alinham à personalidade do indivíduo. Após a realização deste teste rápido, o Na Prática também oferece mais 3 testes: Teste de Valores, Teste de Estilos de Trabalho e Teste de Personalidade.

Número de perguntas: 3 perguntas sobre autopercepção + 6 perguntas sobre interesses (no teste rápido e, posteriormente, se o aluno desejar, ele pode realizar os outros três testes)

7. Teste Vocacional da Unicesumar

Este teste foca em perguntas sobre as atividades de maior interesse dos candidatos, como: lidar com animais ou plantas; ler; consertar coisas.

Número de perguntas: 23

8. Teste do Orienta Portal

Este quiz de teste vocacional possui 22 perguntas e ajuda os estudantes a descobrir com qual área do conhecimento mais se identificam, relacionando-as a cursos superiores.

Número de perguntas: 22

9. Teste Vocacional do ENEM Brasil

Este teste orientará na escolha da área de atuação e dos cursos, dando alternativas se adaptam ao interesse profissional. É um teste mais simples, que apresenta apenas um curso como sugestão final.

Número de perguntas: 22

10. Teste Vocacional do Guia de Carreiras G1

Este teste conta com questões sobre o cotidiano de estudante, que devem ser respondidas de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente). Para ter acesso ao teste, é necessário criar uma conta G1, gratuitamente, informando alguns dados pessoais.

11. Bônus: Teste Vocacional Que Curso

Este teste é atualizado para todos os cursos reconhecidos pelo MEC e usa uma metodologia desenvolvida e validada por psicólogos. Você pode escolher entre fazer a versão completa ou reduzida do teste.

É importante destacar que esses testes não devem ser vistos como verdades incontestáveis, mas sim como ferramentas para o autoconhecimento e para descobrir quais cursos mais se alinham aos seus interesses e personalidade. Além dos testes vocacionais, existe a opção de orientação vocacional, onde um psicólogo ajuda a descobrir a profissão que mais se adequa aos seus interesses, estudos de mercado e até a sua adaptação à aposentadoria.

Ikigai: um método japonês para descobrir não apenas a profissão, mas o propósito de vida

Muitas pessoas usam o Ikigai como base para uma reflexão profunda na escolha da profissão. Portanto, sim, o teste Ikigai pode ser considerado um teste vocacional, se for bem pensado e detalhado. Quer saber mais? Leia nosso artigo completo que escrevemos com todo o cuidado para ajudá-lo a encontrar seu Ikigai e viver uma vida com propósito: Como fazer Ikigai e descobrir meu propósito de vida significativa.

Portanto, é importante dialogar com familiares e amigos, mas não deixar que apenas as opiniões deles direcionem suas decisões. Da mesma forma, fazer testes vocacionais pode ajudar, mas eles não fornecerão respostas definitivas, afinal, estamos sempre em constante transformação. Afinal, cada pessoa desenvolve habilidades e individualidades ao longo da vida, que serão características importantes para obter bons resultados na carreira.

Dayane Iglesias

Profissional com mais de 20 anos de experiência em Marketing, comunicação corporativa e Marketing digital.

Graduada em Propaganda e Marketing, Pós-graduada em Administração de Marketing com Especialização em Gerência de Projeto PMI, Habilidades Gerenciais e MBA em Gestão Empresarial
Tive a oportunidade de trabalhar com mais de 50 marcas e diferentes plataformas: mobile, tablets, outdoor, tv, rádio, revistas, jornais e Internet, para empresas de todos os portes.

Linkedin: www.linkedin.com/in/DayaneIglesias