Funil de venda



Passo #1 - ATRAIR / TOPO DO FUNIL


No topo do funil você precisa atrair e fazer as pessoas reconhecerem que tem um necessidade a ser preenchida.


Adicione alguma prova social e você tem uma mensagem convincente que vai direto ao ponto.


Vá para o CTA


Passo #2 - INFORMAR / ENCORAJAR


Após as pessoas estarem cientes de uma necessidade é preciso dar informação para elas decidirem que alternativa tomar.


A resposta não será encontrada em uma campanha genérica, mas sim em uma série de “pequenas vitórias” -> um passo de cada vez!


As pessoas estarão mais aptas a comprar de empresas que elas confiam e que possuem um conteúdo de qualidade para oferecer.


O ponto principal para encorajar seu cliente tomar uma ação é ajudar a eles mesmos como pessoas.


Uma boa segmentação através de comportamento e um profundo conhecimento dos desejos daquela “tribo” são fundamentais neste processo. Caso o contrário você vai gerar vários Leads frios que serão perda de tempo, pois as pessoas não estão interessadas no que você tem a oferecer.


Passo #3 - PLANO DE CONTEÚDO


Você precisa se conectar com o cliente mostrando exatamente porque eles entraram no seu site, o que você irá entregar para eles em troca da sua visita/relacionamento e como eles podem conseguir mais benefícios com tudo isso.


Exemplo:


Oi, seja bem vindo ao (Nome do seu site). Se você quer (o que seu cliente quer) para ter (mais benefícios esperados pelo cliente), este é o lugar certo para aprender.


Meu objetivo é (ajudar você / mostrar para você / ensinar para você, etc.) como conseguir (benefício), se você usar (um método de conseguir o benefício) ou fazer (segundo método para conseguir o benefício). Para começar, siga estes simples passos…


Depois de impactar o cliente com isso, é o momento perfeito para apresentar a sua irresistível oferta gratuita, e o conteúdo educacional costuma funcionar nesse momento melhor do que incentivos financeiros.


Passo #4 - PROGRAMA DE INDICAÇÃO / DEPOIMENTOS


Identifique o mercado que mais pode se beneficiar ao te indicar um cliente.


Deixe o mercado saber que tipo de clientes você está procurando. A última coisas que você quer é gastar tempo e dinheiro com indicações que não são do perfil adequado...


Ensine como e por que eles devem indicar alguém para você. O que a pessoa que indica alguém irá ganhar? O que as pessoas que são indicadas irão ganhar? Como exatamente eles devem indicar/recomendar você? outros.


Crie um sistema de recompensas. Pense bem em um tipo de sistema de recompensas que vão fazer as pessoas quererem recomendar mais para ganhar mais. Dinheiro é um grande motivador, mas não é o único.


Você está apostando na confiança dos outros. Algumas vezes, a percepção das pessoas sobre você é a correlação entre o quanto elas confiam na pessoa que estão indicando você.


Isso vale também para o feedbacks do produtos, pois as pessoas tendem a comprar com base em comentários e feedbacks positivos de outros consumidores. Depoimentos são muitos poderosos nessa parte do funil.


Passo #5 - TESTAR O FUNIL


Criar Metas no Google Analytics -> Testá-las


Criar Regras (com testes / redirecionamentos) dependendo da etapa do cliente no Funil -> Testá-las


Passo #6 - PÓS-VENDA


Sempre se pergunte “o que eu posso fazer para que a experiência do cliente comigo seja espetacular e imbatível?” e surpreenda as expectativas.


Assim como muitos dos esforços que você fez antes de chegar até aqui, o momento pós-conversão deve ser acompanhado de perto.


Muitas vezes, a conversa com o cliente depois da conversão pode fazer toda a diferença para preencher o seu funil com mais fontes de tráfego qualificado.


Enviar questionários de feedbacks e programas de fidelidade podem ser poderosos aliados nessa etapa.


bibliografia:

Como Construir um Funil de Conversão 3X Mais Poderoso

How to Create a Powerful Marketing Funnel Step-by-Step

Sales Funnel Stages, Definition, Process & Examples


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