Posted by Dayane Iglesias |


A primeira grande vantagem de investir no AdWords é o retorno em curto prazo.
Como toda a ideia dos Links Patrocinados é poder mostrar o seu site na primeira página do resultado de busca no Google, suas visitas e Leads gerados podem aumentar muito da noite para o dia.

Além disso, o Google é uma forma muito efetiva de comprar mídia online, pois o anúncio encontra as pessoas no exato momento em que procuram por aquilo, trazendo visitantes qualificados e em um estágio mais avançado do funil de vendas.

Muitas vezes esse investimento para ter resultados de curto prazo é essencial por dar fôlego para realizar da maneira certa e sem atropelamento outras atividades de longo prazo como blog, mídias sociais e SEO.

Descobrir palavras-chave importantes para o negócio
Utilizando o Google AdWords também é possível testar a taxa de conversão das palavras-chave relevantes para o seu negócio e identificar quais trazem o maior número de Leads ou vendas. No decorrer do processo é comum descobrir que nem sempre as palavras com maior volume de buscas são as que trazem mais oportunidades de negócio.
Essa análise permite identificar por quais palavras-chave vale a pena brigarem SEO e assim garantir que os esforços em produzir e otimizar conteúdo para estar bem posicionado no Google possam ir para palavras que realmente convertem.

Otimizar o fluxo de conversão
Para ter resultados que façam a diferença – ou seja, atrair novas oportunidades de negócio – em geral funciona muito melhor direcionar os links nos anúncios para Landing Pages (páginas de conversão) específicas, aumentando a chance com que os visitantes impactados pela ação sejam convertidos em Leads. Isso é mais difícil de acontecer se, ao clicar no anúncio, o usuário for direcionado a uma página qualquer do site da empresa, como por exemplo a Home.
Se você tem uma verba para experimentação e uma boa ferramenta para construção de Landing Pages e testes A/B, é viável criar volume para avaliar o impacto de cada variação, seja na oferta, nos títulos, nos benefícios e até nos formatos da página.
O próprio fluxo de conversão pode ser melhorado. Avalie se para uma determinada palavra-chave funciona melhor levar o usuário para a página do produto, para uma Landing Page de um conteúdo rico ou para um bom post sobre o assunto. Em geral, só temos como confirmar isso através de testes e o investimento em Links Patrocinados ajuda a acelerar essa experimentação.
Para finalizar, é importante dizer que sabendo escolher bem as palavras-chave pelas quais brigar (evitando termos muito concorridos e que não convertem) investir no Google AdWords é mais barato do que se imagina. Basta definir um valor máximo de Custo por Lead (CPL) que planeja pagar e avaliar a campanha após alguns dias, cortando as palavras que estão com CPL elevado e aumentando o orçamento das que estão convertendo a um bom CPL.

fonte: Endeavor