Posted by Dayane Iglesias |
Trabalhar com email marketing pode ser uma ótima fonte de renda, mas criar e-mails simples e de qualidade não é uma tarefa simples como a maioria imagina, ou seja, nem todos são capazes de entender o funcionamento e o propósito de cada email enviado.
É indispensável para qualquer blogueiro ter um serviço de autoresponder e construir uma lista, mas é preciso entender como trabalhar essa lista e obter resultados satisfatórios.
 Como-Criar-Email-Marketing-Simples-e-de-Qualidade
O maior erro cometido por milhares de blogueiros inexperientes é construir uma lista e começar enviar e-mails promocionais e tentar forçar uma venda. A maioria ou quase todos que tentam vender diretamente através dos e-mails falham e o motivo do fracasso é a falta de conhecimento.
QUAIS OS COMPONENTES ESSENCIAIS DO EMAIL MARKETING
Você precisa entender que um email é algo muito pessoal e que seus prospectos recebem centenas por dia e a maioria deles vão diretamente para o lixo eletrônico, ou seja, você precisa escrever um email simples, profissional e bem apresentado começando pelo título para que não seja apenas mais um que ira para o lixo eletrônico.
Elementos principais do email marketing:
  • Remetente (Ser Reconhecido)
  • Assunto (Captar a Atenção)
  • Saudação (Ser Informal)
  • Induzir a Ação (Chamar Atenção)
  • Corpo (O Foco)
  • Finalize (Ser Gentil)
  • Assinatura (Marketing Pessoal)
  • Informações Opt-out (Respeitar a Privacidade)
COMO TRABALHAR OS ELEMENTOS DO EMAIL MARKETING
O Remetente:
Esse é o principal item dessa lista, ou seja, se o prospecto não reconhecer de onde está vindo o email as chances de seu email ser sinalizado como spam é de 99%.
Quando você definir o remetente, use algo que seus prospectos reconheçam. Se os destinatários irão reconhecê-lo pelo seu nome, use o seu nome. Mas se é o nome do Blog que eles estão mais propensos a reconhecer, use o nome do Blog. Você pode até mesmo usar uma combinação de ambos, por exemplo, “Jordão Felix – Blog Rentabilização“. Personalize, talvez poderia usar a palavra ‘equipe’ no seu remetente, por exemplo, “Equipe Rentabilização“.
O importante é fazer com que seus prospectos reconheçam a pessoa, blog ou companhia que esta enviando aquele email e que eles possam confiar e aceitar a mensagem.
O Assunto:
A linha de assunto é tão importante quanto o remetente, pois é nessa hora que seus prospectos decidirão se a mensagem deve ou não ser aberta. Seja profissional e crie títulos curtos, atraentes, diretos e que não aparente ser spam.
Todo mundo odeia spam, por isso certifique-se de sua linha assunto não parece ser uma mensagem de spam, caso contrário, será excluído, ou pior ainda, não vai nem mesmo chegar na caixa de entrada do cliente graças aos filtros de spam.
Algumas técnicas de títulos usadas por milhares de experts:
  • Faça uma pergunta (Porque você não ganha dinheiro com seu blog)
  • Desperte curiosidade (Se você não possui um blog não leia esse email)
  • Ofereça uma solução (3 maneiras de obter milhares de visitas no seu blog)
  • Mostre resultados (Como ganhei 3 mil reais com meu blog em dezembro de 2012)
  • Ofereça o grátis (2 ferramentas grátis para melhorar o desempenho do seu blog em 2013)
Tenha em mente que é importante criar títulos chamativos e que desperte o interesse dos seus prospectos, mas não crie títulos enganosos e que não possa provar o que colocou.
A Saudação:
Esqueça a formalidade e trabalhe o informal, ou seja, sempre que se dirigir aos seus prospectos seja informal e amigável mostrando um certo grau de familiaridade. Procure adicionar algumas tags para seus prospectos serem chamados pelo primeiro nome.
Exemplos:
  • Olá Jordão,
  • Bom dia Jordão,
  • Boa tarde Jordão, tudo bem?
A Ação:
Induzir a ação ou chamar a atenção dos seus prospectos logo no inicio do email é uma tática eficiente e muitas vezes crucial para obtermos resultados satisfatórios, ou seja, é fundamental incluir uma “chamada de ação“, bem antes da mensagem principal. Isto dá uma oportunidade ao prospecto a responder imediatamente sem ler o resto do e-mail.
O Corpo:
O corpo é a parte principal da mensagem do email marketing. Você precisa definir o foco central dos benefícios que você está oferecendo no email.
Dicas para o corpo da mensagem:
  • Foco: Simples e objetivo sem rodeios.
  • Mensagem: de 3 a 5 linhas no máximo.
  • Parágrafos: Use parágrafos curtos.
  • Espaços: Use espaço em branco entre os parágrafos.
A Finalização:
Após a mensagem principal finalize seu email com um cumprimento educado e sempre desejando algo de bom ao seu prospecto, ou seja, faça questão de desejar um ótimo dia ou uma ótima semana, enfim nunca deixe de ser gentil e deixar o seu cumprimento ao finalizar um email.
A Assinatura:
Deixar a assinatura no final de cada email tem mostrado que é uma estratégia perfeita para marcar a sua presença on-line e trabalhar o seu marketing pessoal. Não precisa ser algo exagerado, mas uma simples foto integrada com a sua assinatura digital e a URL do seu blog pode fazer toda diferença na hora de passar mais credibilidade aos prospectos.
O Opt-out:
Apesar da maioria dos serviços de email já terem a opção de descadastramento, é importante que você deixe bem claro para seus prospectos que se eles não quiserem receber mais seus e-mails, basta clicar em determinado link e desfazer as suas assinaturas.
É importante mostrar que você se preocupa com a privacidade de seus prospectos, mesmo porque é melhor que eles parem de receber os e-mails do que marcar como spam que será muito mais prejudicial a você e todo seu trabalho de email marketing.
COMO INICIAR CAMPANHAS DE EMAIL MARKETING
Muitos blogueiros usam seus autoresponders de forma errada, ou seja, logo que adentramos em suas listas recebemos diversos e-mails promocionais oferecendo um determinado serviço ou produto, isso é de fato a pior maneira de iniciar uma campanha de email marketing.
Ninguém vai comprar um produto se não obter confiança e credibilidade no vendedor, ou seja, você precisa mostrar para seus prospectos que eles podem confiar em você e lhe enviando um produto para compra logo de inicio é a pior maneira que você pode fazer isso.
Seja inteligente e nunca envie links diretos de produtos ou serviços para seus prospectos, faça exatamente ao contrário linkando para seus artigos e resenhas no seu blog. Dessa forma além de receber a visita do prospecto você aumentará as suas chances de conversões se ele ler o artigo do produto que você deseja vender.
EXEMPLO DE EMAIL MARKETING SIMPLES E DE QUALIDADE
Abaixo segue um exemplo simples de um email enviado através do autoresponder com a finalidade de captar a atenção dos prospectos e enviá-los ao artigo no blog para aumentar as chances de conversões.
Remetente: De Jordão Felix – Blog Rentabilização
Assunto: Estratégia perfeita para ganhar dinheiro sem investimento
Saudação: Olá José, tudo bem?
Chamar atenção para ação: Recentemente publiquei um artigo mostrando qual é a melhor maneira de se começar a ganhar dinheiro na Internet sem investimento inicial, clique aqui para ler o artigo na integra e comprove como isso é possível.
O Corpo: Ganhar dinheiro na Internet pode ser algo impossível para muitos, mas para alguns é uma tarefa extremamente fácil, desde que seja executada algumas técnicas e estratégias eficientes para se alcançar um objetivo. Eu ganho dinheiro de várias maneiras na Internet e recentemente compartilhei algumas das estratégias que uso com os leitores do meu blog, se você ainda não teve a oportunidade de ler, segue o link do artigo abaixo:
Chamar para ação: José muitos se tem falado sobre ganhar dinheiro na Internet e que para isso é necessário fazer grandes investimentos em vários setores, mas eu mostrei nesse artigo que para ganhar dinheiro na Internet você só precisa entender e aprender algumas técnicas e estratégias eficientes. Agora você tem a mesma informação de muitos marketeiros, basta executar da melhor forma para obter sucesso na Internet, clique aqui para saber mais detalhes sobre essa estratégia perfeita para ganhar dinheiro na Internet sem investimento.
Finalização: Sucesso e qualquer dúvida estou a disposição.
Assinatura: Assinatura digital + foto
Informações Opt-out: Se você não quiser continuar recebendo meus e-mails, basta clicar aqui e descadastrar-se da minha lista.
Blog Rentabilização – Dicas e Informações Reais para Ganhar Dinheiro.
Perceba que nesse exemplo simples de email marketing, eu lancei uma idéia de ganhar dinheiro sem investimento, sabemos que é uma tarefa muito difícil e complicada tentar obter êxito na Internet sem investir, mas por outro lado o que prometi no email eu cumpri no artigo que criei no meu blog, ou seja, apesar de vender alguns produtos no meu blog eu compartilho conhecimentos e estratégias que sempre estou executando para ganhar dinheiro na Internet.
Esse diferencial é que faz com que eu consiga lançar outras campanhas de email marketing e vender diretamente, pois já possuo uma intimidade com meus prospectos e eles confiam em mim. Não basta apenas querer ganhar dinheiro na Internet, é preciso oferecer algo de valor aos seus leitores e visitantes e assim você constrói uma relação fazendo com que seja muito mais fácil você vender algum produto ou serviço através do email marketing.
CONCLUSÃO
Trabalhar com email marketing pode ser uma ótima maneira de você ganhar dinheiro na Internet e a única coisa que você precisa é saber como enviar e-mails profissionais e que não agrida a inteligência de seus prospectos, ou seja, ao invés de tentar vender diretamente, procure redirecionar seus prospectos para seus artigos no blog e faça dos seus artigos ótimas cartas de vendas.
Todo autoresponder possui algumas funções de acompanhamento, ou seja, você deve esta ciente do impacto e a importância que seu email causou aos seus prospectos analisando a taxa de entrega, taxa de aberturas, como os cliques, descadastramentos e retorno financeiro.