Posted by Dayane Iglesias |


Gestalt é um estudo da psicologia, também conhecido como Psicologia da Forma, que – basicamente – trata sobre o processo em que seu cérebro percebe, interpreta e organiza as informações visuais que você vê por aí. Em outras palavras: sabe quando você olha algo que é bonito, mas que lá no fundo não te convence ou até te incomoda? Isso acontece porque sua mente sabe que “a Gestalt não está completa”, e consequentemente “tem algo errado ali”.
efeito Gestalt é a capacidade de geração de forma de nossos sentidos, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento visual das figuras e formas inteira em vez de apenas uma coleção de linhas simples e curvas. Em psicologia, gestaltismo é muitas vezes contrário ao estruturalismo e Wundt. A frase “O todo é maior do que a soma das partes” é muitas vezes usado para explicar os princípios da Gestalt.


Design é com certeza principalmente o resultado da criatividade. Inspirando-se nas regras visuais que têm sido estudadas por especialistas e psicólogo podem ser útil para construir uma metodologia que vai além do talento e intuição, capaz de enfrentar os mais críticos. Os princípios básicos do projeto são os mesmos do que aqueles que as regras Gestalt apresenta. 
Equilíbrio, proporção visual, o domínio da cor, a organização, elementos que compõem a receita para um projeto eficaz.

Alguns exemplos: