Posted by Dayane Iglesias |
A Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) acaba de lançar um curso online grátis com 64 videoaulas sobre gestão da inovação. O objetivo do programa é ajudar empresas, especialmente as de pequeno porte, a criar ou aprimorar processos inovadores em seus negócios.
As videoaulas são gratuitas, não necessitam de cadastro prévio e podem ser acessadas por meio do link http://zip.net/bfrkMy (endereço encurtado). Os vídeos estão divididos por blocos, que podem ser vistos em sequência ou na ordem de interesse do internauta.
O bloco inicial faz uma introdução sobre a gestão da inovação. Na primeira videoaula, por exemplo, é abordado o conceito de inovação e a diferença entre inovar, descobrir e inventar (veja vídeo no topo).
"A inovação está ligada ao mercado, é algo novo que busca atrair consumidores e gerar venda. Não adianta inventar algo que não vai ser vendido, isso não é inovar", diz Mario Sergio Salerno, coordenador do Nagi/USP (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação da USP).
O segundo bloco discute estratégias e tecnologia para inovar, enquanto o terceiro aborda os processos criativos que geram inovação. Há também blocos dedicados às empresas que já inovam e têm sistemas relativamente consolidados, mas querem partir para a inovação de alto impacto, ou seja, que influenciam significativamente nos resultados.
Alguns vídeos trazem entrevistas com especialistas e agentes do sistema de inovação, para esclarecer conceitos e metodologias, e com profissionais do mercado, para compartilhar experiências bem-sucedidas.
Um dos destaques é a palestra com Gina O'Connor, da Lally School of Management & Technology, escola de negócios e tecnologia do Rensselaer Polytechnic Institute, nos Estados Unidos. Ela é considerada uma das maiores especialistas em gestão de inovação.
"Uma das nossas missões é capacitar empresas para melhorar seu desempenho em inovação. Não se trata, porém, de desenvolvimento de produto, mas sim de melhoria na gestão e organização da inovação", afirma Salerno.