Ao se pensar em funcionalidades do aplicativo Whatsapp, é muito provável que um dos primeiros itens que vem à mente envolve facilidade e rapidez de comunicação com pessoas próximas, como familiares e amigos. Esse propósito estimula 1 milhão de pessoas a se cadastrarem diariamente no serviço. Desde o seu lançamento, em 2009, o Whatsapp ampliou o número de usuários para 600 milhões.
Com tamanha aderência e engajamento, algumas empresas perceberam que o Whatsapp pode ser bem eficaz como ferramenta de aproximação com o público nos mais variados objetivos – atração de clientes, divulgação da marca, atendimento ao consumidor, etc.
Sonho de Valsa: durante o mês dos namorados, em junho, a marca criou o “Plantão do Amor” para falar diretamente com o consumidor. Havia uma equipe preparada para responder em tempo real às pessoas que solicitavam dicas para comemorar a data.

O Boticário: no Dia Internacional da Mulher, em março, o grupo colocou em prática a iniciativa “24 Horas de Beleza”, com equipe preparada para atender, por 24 horas, dúvidas sobre uma parte do universo das mulheres - cabelos, pele, maquiagem, perfumaria, unhas, etc.

Atendimento contínuo
Há ainda as empresas que incorporaram o aplicativo como mais uma opção de atendimento ao consumidor. A Mitsubishi, por exemplo, fornece atendimento 24 horas para os consumidores, o objetivo é funcionar como SAC da empresa. O Portal Terra possui Whatsapp para que os leitores encaminhem sugestões de notícias. A Hellman's e Knorr criaram serviços que ajudam clientes na hora de fazer a refeição, fornecendo orientações sobre o que cozinhar com os ingredientes disponíveis em casa.