Posted by Dayane Iglesias |

Utilizar o e-mail marketing como peça de uma campanha ainda é uma boa estratégica de marketing digital. No entanto, medir e avaliar são imprescindíveis para possíveis melhorias nas próximas divulgações. Mas quais métricas devem ser avaliadas? A empresa de marketing digital Resultados Digitais elencou o que é importante medir.

Em primeiro lugar, é importante utilizar uma ferramenta de envio de e-mail marketing. Tem várias disponíveis no mercado e a maioria delas já trazem as métricas, basta saber o que é importante analisar. Confira:
Taxa de crescimento da lista
É o resultado da relação entre os novos contatos cadastrados e o total do mailing. Com esse percentual é possível observar como está a construção de uma base relevante de contatos. Um taxa baixa pode significar que é preciso investir em maneiras de atrair novos e-mails para o mailing.

Taxa de abertura
Esta taxa é importante para descobrir se o conteúdo do e-mail marketing é relevante e se o horário de envio é adequado. Para descobrir esta taxa, basta dividir o número de pessoas que abriu o e-mail pelo número de pessoas que recebeu.

Taxa de cliques
A taxa de cliques é uma métrica muito importante, portanto não se pode avaliar apenas ela. O ideal é fazer uma comparação entre a taxa de abertura e a taxa de cliques, assim é possível analisar o problema de forma mais clara, como por exemplo, conseguimos ver que se não houve cliques porque o conteúdo é ruim (depois que o email foi aberto) ou se a taxa de abertura é que é ruim (e o problema está no assunto, horário de envio e histórico com a marca).

Taxa de descadastros
Saber quantas pessoas pediram para se descadastrar do seu e-mail é um indicador importante para avaliar possíveis problemas com a qualidade do conteúdo ou com a frequência de envio. Uma taxa de descadastro alta indica que a empresa deve rever a política de e-mail marketing.
Outro dado importante para acompanhar é o número de reclamações de SPAM. De acordo com a empresa Resultados Digitais, este número deve estar sempre abaixo de 0,1%. Caso esse número seja maior provavelmente há problemas com a qualidade do mailing e pode acabar ferindo a reputação da sua empresa nos servidores.

Impacto no site
Analisar quantas visitas foram geradas a partir do e-mail marketing e quantas conversões foram realizadas é importante para medir o impacto no site. Dessa maneira, é possível entender melhor o valor do negócio por esse tipo de ação.