Posted by Dayane Iglesias |
Fevereiro marcou o início da disponibilização de uma métrica importante para as marcas que utilizam o serviço de anúncio do Facebook: agora é possível saber se os anúncios veiculados são relevantes ou não, com base em uma pontuação de relevância entre 1 e 10, sendo 10 a mais alta. Os anúncios comprados com garantia de alcance e frequência não sofrem qualquer influência da pontuação de relevância.



O Facebook avaliará os anúncios depois que forem exibidos 500 vezes e, então, trará resultados atualizados conforme as visualizações. Para ter acesso às métricas é preciso acessar o gerenciador de anúncios e adicionar a guia pontuação de relevância ao relatório de anúncios.

Como a pontuação é calculada?
A pontuação de relevância é totalmente calculada com base na interação entre o público-alvo e o anúncio – indicadores positivos e negativos. Os indicadores positivos incluem compartilhamentos visualizações de vídeos, cliques, etc., já os indicadores negativos correspondem a ações como ocultar ou denunciar um anúncio.

Qual a importância da pontuação?
Compreender a pontuação de relevância ajuda a baixar o preço do anúncio. Isso porque quanto maior for a relevância do anúncio, menor será o custo de entrega. Afinal, o sistema de entrega de anúncios do Facebook é projetado para mostrar o conteúdo certo para as pessoas certas. Dessa forma, uma alta pontuação de relevância é vista pelo sistema como algo positivo.

Atenha-se aos objetivos do anúncio
O Facebook ressalta que, embora a compreensão da pontuação de relevância traga benefícios reais para os anunciantes, é necessário utilizar também outros indicadores de desempenho. É preciso avaliar se, após a veiculação do anúncio, tem sido cumprido o objetivo inicial que levou a utilizar essa estratégia.
Exemplo: Se a sua Unimed está com uma campanha on-line em andamento e, então, criou um anúncio no Facebook para divulga-la, observe se o alcance da campanha tem aumentado após o anúncio ter sido “startado”.

Fonte: Facebook e Proxxima