Na última semana, mais um novo aplicativo do Facebook chegou às lojas dos sistemas iOS e Android. O Facebook at Works é uma versão corporativa da rede social criada por Mark Zuckerberg. A nova versão traz os tradicionais elementos do Facebook: linha do tempo, feed de notícias, eventos e grupos estão todos presentes.

O foco corporativo pode remeter à nova versão do Facebook com o LinkedIn, no entanto a proposta é diferente. Uma comparação mais próxima pode ser com o Google Apps. O at Works é uma tentativa de criar um ambiente de trabalho aproveitando a familiaridade dos usuários com as ferramentas da rede social.

O feed de notícias se torna um quadro de avisos e discussões gerais, grupos podem dividir as discussões por departamentos, o chat para conversas rápidas e os eventos para agendamento de reuniões e afins. O diretor de engenharia do Facebook, Lars Rasmussen, apontou que a plataforma tem sido usada internamente há anos, como substituto do email.
A principal diferença entre as versões é ausência de publicidade no Facebook at Works. A empresa promete que os dados pessoais não serão utilizados para melhorar a precisão de anúncios para a versão comum da rede.

O Facebook at Works foi desenvolvido em Londres e será utilizado por algumas poucas empresas antes de ser aberto ao público, provavelmente em pacotes pagos. Além da concorrência com ferramentas mais tradicionais de TI, que já têm a confiança de executivos e gestores, o Facebook tem o grande desafio de como lidar com a privacidade das informações. Vejamos se as empresas confiarão.