Quantas visitas o seu blog ou site recebe por mês? O que procuram os leitores procuram quando acessam o seu site? Eles saem satisfeitos? Obter dados que respondem a essas perguntas é essencial para avaliar a relevância do endereço web de uma empresa no mercado online. O aprimoramento de uma marca na internet é um trabalho constante e exige pesquisa, análise de dados e trabalho constante. Graças ao superacessível Google Analytics, qualquer pessoa hoje pode monitorar métricas de seu endereço online. Ter acesso à ferramenta, porém, não garante a compreensão total das informações e conseqüente plano de ações esperados de um profissional de Web Analytics. Um bom começo para tirar proveito das informações do Google Analytics para o seu site, é entender o que querem dizer as métricas básicas da ferramenta:

Visitas e Visitantes
Os termos que facilmente se confundem representam informações bem diferentes! O número de Visitantes (ou Visitantes Únicos) é a quantidade de pessoas que visitaram o site, independente da quantidade de vezes que o fez. Já o número de Visitas mostra quantas vezes o site foi acessado, sem levar em consideração a quantidade de pessoas. Por exeplo, se um mesmo visitante acessar o site três vezes durante o dia, o Google Analytics irá computar um visitante e três visitas. Essas métricas refletem diretamente a audiência que o site ou blog de sua empresa possui. É possível saber, por exemplo, se o site está atraindo novos visitantes ou se audiência é alta, porém sempre a mesma.

Visualizações de página
Visualizações de página, ou pageviews, diz quantas páginas do site foram visitadas. Por si só, essa não passa de uma métrica de vaidade. Por exemplo, possuir 50 mil pageviews e 100 visitantes no site, é completamente diferente de possuir 50 mil pageviews e 50 mil visitantes. Ambos os casos são extremos e diferentes, e demandam ações específicas de melhoria.

Taxa de Rejeição e Taxa de Saída
Taxa de rejeição mostra a porcentagem de pessoas que acessam apenas uma página do site de sua empresa e não continuam a navegação para uma segunda página. Essa métrica não deve ser olhada de forma bruta, para todo o site, e sim para cada uma das fontes de tráfego e também a taxa de rejeição de cada umas das páginas mais importantes, como as Landing Pages.
A taxa de saída, por sua vez, mostra a porcentagem de visitantes que estavam em determinada página e saíram do site. Contudo, ao contrário da taxa de rejeição, a taxa de saída não leva em consideração se é, ou não, a primeira página do site visualizada por um visitante.

Porcentagem de novas visitasA porcentagem de novas visitas mostra quantos dos visitantes de determinado período estão visitando o site pela primeira vez. Para analisar essa métrica, vale o bom senso: uma taxa muito baixa significa que a retenção do site está boa, porém não tem atraído novos visitantes; já uma taxa muito alta significa que o site está atraindo bastante gente, porém essas pessoas acabam não retornando.
Origens de tráfego
Diversas análises podem ser feitas para cada fonte de tráfego. Por exemplo, a taxa de rejeição pode ser analisada tanto para as pessoas que chegam através do Google, quanto para aqueles que acessam via links.

Tráfego Direto: são as pessoas que acessam o site digitando o endereço no navegador, ou acessando através dos favoritos;
Links (outros sites): também chamados de tráfego de referência. Mostra todos os sites de terceiros que levaram visitantes para seu site. Nesta lista, entram também as redes sociais, como o Facebook e o Twitter;
Busca Orgânica: mostra todas as palavras chave que trouxeram visitantes para o site de sua empresa através do Google e outros buscadores.