Posted by Dayane Iglesias |

Não é qualquer pessoa que consegue ser objetiva e prender a atenção dos ouvintes durante todo o período de palestras e apresentações. O nervosismo, às vezes, é tão grande, que impede a transmissão efetiva de mensagem - só se deseja que o momento acabe e leve o sufoco junto. A tarefa não é fácil, por isso, por mais que o assunto não seja novidade, sempre é bom ficar atento a dicas, treinar e tentar melhorar as exposições ao público.
Montar uma boa apresentação colabora para que tudo ocorra da melhor forma. Encontramos ótimas dicasaqui e queremos dar destaque ao que os autores dizem ser características básicas de uma boa apresentação. Veja:
  • Significância: você deve ter paixão pelo o que está apresentando, portanto, é necessário que o assunto tenha algum significado para você.
  • Estrutura: a forma como você constrói a mensagem tem grande importância na maneira como o público vai entender o que você vai dizer.
  • Simplicidade: as pessoas precisam compreender o que você está apresentando. Simplicidade é essencial para isso e é diferente de ser simplista.
  • Ensaio: treine. Quando for pra valer, com certeza, o seu desempenho será melhor que a primeira vez. Isso vai aumentar a sua segurança e a percepção do público em relação ao domínio que você tem do conteúdo.
Outra dica importante que está no site Saia do Lugar é sempre checar se os equipamentos de áudio e vídeos estão funcionando. Lá também está disponível uma apresentação com explicação detalhada de cada tópico acima.