Posted by Dayane Iglesias |

Uma das palavras mais citadas em artigos e matérias sobre marketing digital é lead. Mas, afinal, você sabe distinguir quando o termo está sendo empregado corretamente e dentro de um contexto adequado?

Segundo a Convertion - Empresa brasileira especializada em SEO, lead é um contato.Leads na linguagem de marketing e vendas significam um contato novo que a empresa recebe. Por exemplo, tanto o caso de um cartão de visitas quanto o de um formulário de e-mail recebido temos aí o lead, que pode chegar a ser um comprador dos produtos da empresa ou não. Portanto, um lead ainda não é necessariamente um potencial comprador; em outras palavras, o lead é um novo contato. Ele pode ser qualificado ou não qualificado.
Vale ressaltar que essa nomenclatura não é exclusiva do meio digital, pois pode ser usada nos canais tradicionais. O que muda são as estratégias, para cada meio há formas diferentes de atrair novos leads.
No marketing digital uma das melhores estratégias para gerar e qualificar um lead é omarketing de conteúdo. Considerado também uma ótima relação entre custo e benefício. Alguns exemplos de ações simples para a captação de novos leads: ao final de um artigo no blog, inserir frases como: baixe gratuitamente o e-book, assine a newsletter, assista ao webinar, etc. Esses casos são de fácil mensuração do resultado atingido, ou seja, quantos novos contatos foram gerados. Em seguida, deve-se analisar o que será feito com eles para que virem clientes, se são ou não qualificados, conforme os padrões pré-definidos pela empresa.
As áreas de Marketing e de Vendas são as que mais atuam na busca de novos leads. Seguem abaixo duas imagens que ilustram o conceito no funil de vendas.


Imagem: midiatismo.com.br

Imagem: Resultados Digitais