Posted by Dayane Iglesias |

Há muitos anos, que o uso correto das cores vem chamando atenção de estudiosos, mesmo por que nosso corpo e mente reage de uma forma incrível a esses estímulos. E lógico que na rede (internet) não poderia ser diferente, já que a grande maioria dos consumidores virtuais avalia a qualidade de um site através do design. Utilizar as cores corretas pode aumentar o reconhecimento de sua marca e a reação que os consumidores terão sobre sua empresa.

Mas antes de supor é preciso conhecer. A University of British Columbia desenvolveu um estudo que traz o mapeamento das áreas afetadas do cérebro e a reação do comportamento do ser humano em relação às cores. 
O estudo revelou que não há diferença alguma entre o meio online e o off-line, para definir quais cores devem ser usadas. Porém, um bom planejamento de uma campanha online deve levar em conta as diferentes percepções em relação ao layout de um produto ou site.

Devemos considerar também que o ambiente virtual ainda é, para grande população, uma incógnita e apesar de termos nos tornado seres virtualmente consumistas (inclusive pelo acesso mobile), ainda não é um ambiente que garante 100% de confiabilidade.
 

Um fator importante a ser considerado é o planejamento, ele será o principal responsável pelo sucesso de uma campanha. Mais uma vez, antes de se fazer qualquer coisa, conheça o seu público-alvo, entenda seu negócio, estude o mercado e seus concorrentes. Não significa que por estar ligada à credibilidade, a cor amarela deve ser usada em todas as lojas online. Um bom exemplo disso, é que, um site ligado à saúde, passa muito mais credibilidade se for azul ou verde, e não amarelo.

Portanto, como muitos outros estudos, este, pode ser usado como base e reforço para uma campanha online, porém a criação não deve se prender a isso. Infelizmente não há uma receita pronta para uma campanha de sucesso, mas sim um bom planejamento considerando sempre os riscos e possibilidades e adotando algumas estratégias já conhecidas.

Redes sociais
Já as redes sociais possibilitam uma personalização de um perfil ou empresa, como é o caso do Facebook, porém sua cor matriz não pode ser alterada, tendo em vista que é um negócio lucrativo para quem o desenvolveu e ele precisa manter sua identidade para todos os usuários. Entretanto, a escolha de postagem de fotos também pode estar associada ao estudo. Por exemplo, caso queira fazer uma provocação sentimental em uma campanha, as cores podem auxiliar na criação.

Então mãos a obra, use e abuse do seu conhecimento para promover campanhas mais assertivas e impactar melhor seu público-alvo. Boa sorte!

Fonte: Blog Mídia 8