Posted by Dayane Iglesias |

Já comentamos anteriormente que nas mídias sociais o responsável por falar é o usuário. É ele quem elogia, critica, indica e analisa. Esse boca-a-boca em grandes proporções influencia diretamente suas vendas e isso ocorre quer você queira ou não. Apesar disso, a empresa não deve simplesmente se sentir impotente e se conformar com isso. É possível agir e tirar proveito das novas mídias. Para isso ocorrer, um bom monitoramento na Internet é um ótimo ponto de partida.
Monitorar é, em essência, aproveitar as inúmeras dicas que as pessoas dão para sua empresa todos os dias. Por monitorar, entende-se ouvir atentamente a clientes, potenciais clientes, concorrentes, clientes dos seus concorrentes e pessoas que têm grande influência no seu mercado.
São diversos os motivos para monitorar as redes sociais. Falaremos sobre oito deles aqui:
Se habituar às redes sociais – Cada rede social tem seus pequenos costumes e regras, tanto explícitas quanto implícitas. Monitorar redes sociais com freqüência faz com que você perceba melhor esses costumes e se habitue a essas redes, podendo assim aplicar o conhecimento às práticas da sua empresa.
Receber comentários, críticas e sugestões – É importante ver qual é a situação da sua empresa do ponto de vista do cliente. Ouvir se eles estão falando sobre a marca e o que é que estão falando, se sua empresa e seus produtos estão agradando ou não. Assim pode-se identificar quais são as estratégias que estão funcionando bem e quais ainda precisam ser melhoradas.
Atender os clientes – Monitorando você pode interagir com as pessoas que falam sobre a sua empresa, respondendo a dúvidas, agradecendo a elogios ou apresentando soluções para as críticas. É possível também interagir com clientes em potencial que falam sobre necessidades relacionadas ao seu produto.
Identificar os fãs da marca – O monitoramento permite a identificação dos verdadeiros “evangelizadores” da marca, aqueles que espalhem a mensagem e são fiéis defensores. É importante manter os evangelizadores mais próximos de você, cultivar o relacionamento e dar mais munição para eles falarem bem da sua empresa.
Relacionar-se com os experts do mercado – Antes de se aproximar e ganhar respeito dos experts e pessoas influentes do mercado, é essencial conhecê-los. É importante saber sobre o que eles falam e quais são os pontos de vista que eles defendem.
Identificar oportunidades de mercado – Com o monitoramento é possível identificar pontos em que seu concorrente deixa a desejar, bem como motivos pelos quais as pessoas acabam não comprando seu produto. Dessa forma, você pode melhorar sua oferta e conquistar mais mercado.
Evitar crises – Muitos dos problemas da sua empresa podem ser identificados rapidamente nas mídias sociais. Sabendo deles desde o princípio, é possível, como diz o ditado, “matar a cobra no ninho”. A empresa investe na correção do problema antes que ele seja amplamente divulgado e ocasione uma imagem ruim.
Aprender – Monitorar assuntos relacionados à sua empresa pode te ensinar a fazer melhor seu trabalho. Você vai sempre estar atualizado de novas práticas na área, encontrar artigos de especialistas do mercado, sugestões e recomendações.