Posted by Dayane Iglesias |
Indico o Klout como ferramenta para medir a influência de alguém nas mídias sociais. Fiquei curioso e repasso o texto aqui com alguns comentários e acréscimos pessoais.

Você usa o Klout ? Ele mostra mesmo sua influência ? Ele pode ser burlado ?

O Klout se intitula " medida da sua influência online", mas o que eles estão, realmente, querendo fazer ? Para entender o objetivo do KLOUT é preciso entender a dificuldade de se medir o ROI ( retorno de investimento ) nas mídias sociais.

No começo, media-se apenas seguidores e fans e a vida era uma #coisalindaddeus. Mas a coisa foi mudando, muitas empresas foram aderindo e a quantidade de dinheiro investida foi aumentando, além da quatidade de ferramentas que ajudam a burlar a quantidade de seguidores e fãs.

E agora, se não podemos mais usar a quantidade de fans e seguidores como saber se uma pessoa é influente mesmo ou não ?? Cadastre-se no Klout  e vamos entender como ele funciona:

O KLOUT no começo usava o Twitter e o Facebook ( e agora, há pouco tempo, também o Linkedin) com um algorítimo com mais de 35 variáveis diferentes para determinar seu alcance e influência nas mídias sociais. O Klout avalia seus dados em 3 diferentes métricas: Alcance real ( True Reach ), Probabilidade de Amplificação ( Amplification Probability ) e Influência em sua rede de contatos ( Network Influence ).

O Alcance Real avalia com quantas pessoas reais você realmente se relaciona e quantas pessoas são contas de spammers ou inativas, que só fazem número. Ele avalia isso pela quantidade de pessoas que expressam alguma reação ao conteúdo que você compartilha no twitter ( replies e RT ) e no Facebook ( like e comentários ). Leva em consideração quantas pessoas seguem você e em quantas listas você está presente.

probabilidade de amplificação é uma métrica do Klout que leva em consideração o que acontece com o conteúdo que você compartilha, após você envia-lo. Vai ser retuitado ou simplesmente ignorado ? Suas mensagens geram conversações ou você simplesmente está falando sozinho ? Além das métricas anteriores, o Klout avalia a quantidade de mensagens que você envia e as que recebe, dando prefêrencias a marcas ( ou pessoas, dependendo do perfil que você está avaliando ) que possuem uma quantidade de mensagens enviadas e recebidas, ou seja, que geram conversações.

A Influência em sua rede de contatos é a versão online do qual legal seus amigos são ! Esta métrica mede o quão influente você é e se seus seguidores são engajados e determina se você está realmente influenciando seus amigos ou se você está apenas numa camera de eco.

É aqui que o Klout fica um pouco impreciso. O Klout usa sua pontuação no próprio Klout para decidir se a sua rede é influente. Pense nisso: Como o algorítimo do  Klout pode definir sua pontuação primeiro se ele depende da pontuação de outros Klouts ? O que vocês acham disso ?? Quero ler nos comentários... 



Porque o KLOUT é importante ? Simplesmente porque como profissionais de comunicação e marketing somos obrigados a medir o retorno de nossos investimentos, o alcance da campanha e o KLOUT é o índice que temos, que nos diz isso de maneira mais direta.

Pense nisso, se você diz para seu cliente que não pode avaliar o sucesso de sua campanha só pelo número de seguidores ou amigos, o que fazer ?

Existem várias métricas que são importantes, mas nenhuma definitiva, exata, com um número apenas.  O KLOUT está tentando fortemente nos convencer que podemos utilizá-lo como métrica definitiva e assim, todos ficam felizes.

Então devemos ignorar o KLOUT ?

O Autor do texto diz que é normal algumas pessoas desconfiarem do que foi falado no paragrafo anterior. E ele explica o porquê: Infelizmente o KLOUT é muito fácil de se burlar e colocar os números que você quiser.

O autor do texto ainda reforça na dificuldade de acreditarmos em apenas um número para avaliar odesempenho de uma campanha de marketing digital integrada.

Houveram algumas situações em que pessoas foram classificadas como influentes em assuntos que elas nunca nem tuitaram a respeito. Ontem mesmo eu tuitei a respeito disso. O Klout disse que eu sou influente sobre Robert Frost, e fui pesquisar no google para descobrir quem é ( ou foi ) um poeta. Nunca soube da existência dele, como ser influente ? Mas o Klout acerta que sou influente em Socialmedia, Marketing, Blogging...

Ainda é difícil julgar o KLOUT porque o trabalho está em andamento, mas a questão é, é eficaz ?

Infelizmente você deve avaliar a palavra eficiência para sua empresa. Por um lado o Klout lhe dá algumas boas regras para a presença online da sua empresa: Entre na conversa, conecte-se com pessoas importantes, certifique-se de estar enviando conteúdo relevante para o seu público e que sua presença seja consistente. Ninguém pode argumentar contra isso, não é mesmo ?

Se você é uma marca ou pessoa que está preocupado em avaliar estas métricas, o autor não vê o KLOUT como um índice tão deficiente assim não.

Se você é uma marca que pretende utilizar Klout para alcançar os influenciadores em um determinado nicho, então eu tenho que adverti-lo contra Klout. O algorítmo deles é bom, mas não é excelente!  Você deve avaliar se ele lhe é útil para ir usando enquanto aperfeiçoam seu algorítimo.

Agora eu ( @idegasperi ) ainda lhe apresento uma outra ferramenta que pode, junto com o Klout, lhe ajudar a decidir, no caso de precisar anunciar com alguém específico para determinado assunto.  OPeer Index, fala de capital social. E no gráfico abaixo, mostra por exemplo, que sou relevante na área de Tecnologia.



Estou estudando ainda o PeerIndex, e possivelmente farei um post só sobre ele.

Resumindo o post todo, use ferramentas para ter uma ideia do que está acontecendo, mas não basei-se cegamente em um único índice, seja ele qual for. Acho justo concluir isso. Mas quero saber a opnião deo vocês !