Posted by Dayane Iglesias |
SEM, ou Search Engine Marketing, é um conjunto de técnicas de Marketing na Internet que tem por objetivo a promoção de um website nas páginas de resultado (SERPs) de um buscador (ex. Google, Yahoo, MSN, etc…).
Basicamente, o SEM é dividido em duas categorias:
  • SEO, ou Search Engine Optimization, que visa a otimização de palavras-chave, de conteúdo, de links, fatores on e off page, otimização para redes sociaisorganização da arquitetura do sitemelhores práticas para uso de Javascript e Flash, onde até a usabilidade é um fator para otimização nas páginas de resultado (SERPs) dos buscadores . Posso dizer que o SEO é o carro chefe do SEM, representando um ganho de médio-longo prazo para o aumento de tráfego no site.
  • Links pagos, que podem ser de links patrocinados (como o sistema do Google, o Adwords) ou ainda inclusão paga. A área de links pagos é interessante por oferecer um modelo chamado PPC (Pay per click), ou seja, você paga proporcionalmente à quantidade de cliques que você recebe. Já na área de inclusão paga, o webmaster paga pela exibição do link do seu site, seja em um diretório ou em um site relacionado ao assunto. Comparado ao SEO, podemos ver a área de Links pagos, como um ganho de curto-médio prazo, sendo que ele fica praticamente estagnado em ganhos depois de muito tempo.
Avaliar métricas de SEO nunca é algo fácil, sempre há um certo grau de subjetivismo em uma campanha de otimização de sites e nos resultados que esta proporciona. No entanto, sem um acompanhamento próximo, você correrá o risco de perder de vista a real evolução do SEO do seu site.
Para facilitar nossa vida, existem diversas ferramentas que auxiliam a análise destas métricas. Entre elas, aquelas que mais se destacam, naturalmente, são o

1. SEO Master Free Scanner

Desenvolvida pela nossa equipe de T.I., o Free Scanner avalia as principais questões referente ao SEO On-page, relacionado o site avaliado a uma determinada palavra-chave escolhida pelo o usuário, de um site.
Free Scanner  5 Ferramentas para Análise de SEO

Além da nota geral, esta ferramenta aponta os itens on-page que o seu site precisa melhorar e faz comentários sobre eles.

2. Alexa

O interessante desta ferramenta é que ela serve para você comparar o site aos demais sites do seu país e do mundo. Ela mostra o posicionamento do site desejado, em relação à popularidade do site, no seu país de origem e no mundo. Ela também informa a variação do posicionamento nos últimos três meses.
Por exemplo, como mostra a imagem abaixo, a SEO Master ocupa a posição de número 678 no Brasil e de 29.069 em todo o mundo.
Alexa2 5 Ferramentas para Análise de SEO
Uma coisa bem interessante de se fazer com o Alexa é a possiblidade de comparar o seu posicionamento com os dos seus principais competidores e ter como meta ficar à frente deles.

3. Ahrefs

Ahrefs é um pouco mais complicado de se usar que as anteriores e a sua versão free é limitada, porém, quando se trata de análise de links, ela é a que mais se destaca. Ela informa, detalhadamente, tudo a respeito dos links que apontam para o seu site, desde país de origem, passando por formato, até textos âncoras.
ahrefs 5 Ferramentas para Análise de SEO

4. SEM Rush

Esta é a ferramenta mais completa de todas. Seria necessário escrever vários artigos para explicar cada funcionalidade, porém, até por isso, é recomendado ter algum conhecimento em marketing digital e usar a versão paga.
Através do SEM Rush é possível estimar o quanto e como o seu concorrente investe em Adwords, verificar os links que apontam para ele e saber quais as palavras-chaves do seu concorrente que estão melhor ranqueando no orgânico, entre outras. Obviamente, as mesmas funcionalidades estão disponíveis para você avaliar o seu site.
SEM Rush 5 Ferramentas para Análise de SEO

5. Open Site Explorer

Mais um dos produtos da Moz, maior referência de SEO no mundo todo. O Open Site Explorer é responsável por avaliar a métrica, que ao meu modo de ver, é mais importante atualmente para o SEO: a autoridade de domínio. Essa é a métrica primordial para você definir os rumos da sua campanha. Uma autoridade de domínio maior significará uma maior chance para o seu site ranquear bem, independente da palavra-chave.
Open Site Explorer1 5 Ferramentas para Análise de SEO
Sinceramente, para analisar links, não recomendo. Para isso, como dito anteriormente, o Ahrefs é mais competente.

Fonte:http://www.seomaster.com.br/