Posted by Dayane Iglesias |

As redes sociais, além de um espaço para interagir com os amigos e conhecer gente nova, pode ser uma importante ferramenta para quem tem uma empresa ou um pequeno negócio. Por meio delas, é possível conquistar admiradores, clientes, consumidores e até gerar fidelização.

Para te ajudar a arrasar nas redes sociais, o Blog separou algumas dicas, baseadas no livro da especialista em Marketing, a americana Gail Z. Martin, que propõe um um guia dirigido focado em pequenas empresas que atuam em regiões restritas e novos empreendimentos que precisam melhorar sua visibilidade a baixo custo.
Na semana do Dia Mundial da Fotografia, nada mais justo que falar sobre uma importante ferramenta de compartilhamento de fotos: o Flickr!

Anatomia de uma página do Flickr

Personalize seu perfil. Adicione uma fotografia e biografia que enfatizem sua identidade pessoal (não profissional). Lembre-se: o Flickr não aprecia um emprego comercial de sua ferramenta, e não convém ser advertido ou bloqueado.
Transfira suas fotografias. Transfira suas fotografias da sua câmera digital ou analógica (escaneadas) para seu computador . O Flickr também aceita vídeos de até 90 segundos de duração. Certifque-se de que você assinala suas fotografias com palavras-chave de boa qualidade e legendas interessantes. Não esqueça de empregar os ícones do RSS para compartilhar suas novas fotografias com todos os seus outros sites de mídias sociais e de acrescentá-las também nos sites de social bookmarking.
Encontre amigos. Convide sua lista de correio eletrônico e seus outros amigos de mídias sociais para unir-se a você no seu Flickr. Prossiga cuidadosamente ao fazer novos amigos, e baseie suas apresentações na qualidade do conteúdo e comentários significativos a respeito de suas fotografias. Procure fazer contatos que possam beneficiá-lo e não envie spam. Não se trata de quantidade.
Use photostream. Quando você transferir as fotografias, elas aparecerão nesta seção.
Explore. Esta é a parte divertida. É como folhear pelos álbuns de fotos mundiais coletivos. Você encontrará tudo e qualquer pessoa. Isso pode ser viciante!
Blog do Flickr. Uma ótima maneira de encontrar conteúdo novo, ver o que os outros estão fazendo e aprender mais a respeito da comunidade.

Empregando o Flickr para negócios

  • Devido ao fato de que o Flickr não deseja conteúdo comercial, prossiga cuidadosamente. Mas se você é um homem ou uma mulher de negócios , então, as fotografias podem concentrar-se no aspecto profissional de sua experiência.
  • Indo para uma conferência em uma locação interessante? Tire algumas fotografias do cenário e carregue-as no Flickr, depois compartilhe-as nas suas mídias sociais.
  • Divertindo-se numa exposição ou evento profissional? Compartilhe fotografias com amigos e colegas. (Sempre peça permissão e certifique-se de que todos estejam com sua melhor aparência).
  • Tire uma fotografia na frente da sua loja quando ela estiver decorada para festas.
  • Quando você fala, ganha um prêmio ou aparece, carregue a foto com uma legenda apropriada.
  • Acrescente algumas fotografias pessoais engraçadas: seu animal de estimação, algumas fotos panorâmicas de férias e coisas semelhantes. Não há problema em divertir-se. Se você tem um talento e deseja exibir algumas fotografias artísticas, crie uma pasta e divirta-se! É legal mostrar a seus clientes que você é uma pessoa de carne e osso. (Lembrete: tenha cautela ao compartilhar qualquer coisa que possa ser mal-interpretada, e como regra geral, evite compartilhar fotografias dos seus filhos, casa ou outras situações extremamente pessoais).
  • Certifique-se de assinalar e legendar suas fotografias no Flickr para torná-las úteis e significativas, e depois use o RSS para enviar automaticamente suas novas fotografias para seus sites de mídias sociais.
  • Procure no Flickr fotografias que você aprecie, e acrescente comentários úteis e positivos, participe dos debates, tuite a respeito das suas descobertas e conheça outros usuários.
Fonte: http://blog.tanlup.com/como-arrasar-nas-redes-sociais-2-flickr-especial-semana-da-fotografia/