Posted by Dayane Iglesias |

Abandono do Carrinho de Compras, um dos maiores desafios do E-commerce

Desde 2010 venho estudando e me aprofundando mais sobre o varejo online e um dos temas que geram mais dor de cabeça para os pequenos, médios e grandes varejistas é o abandono do carrinho de compras. No ano passado, comprei um livro e começei a estudar muito sobre Otimização de Conversão, livro esse muito bom por sinal e passei também acompanhar o blog dos autores (Khalid Saleh e Ayat Shukairy, autores do livro Otimização de Conversão – A Arte e a Ciência de Converter Prospects em Clientes).
O blog a que me refiro é o Invesp Blog, onde o Khalid publicou um estudo muito interessante com informações interessantes sobre o abandono do carrinho de compras. Embora o estudo seja baseado no mercado americano, com certeza podemos tomar como base algumas informações para o mercado brasileiro, para isso traduzi também algumas tabelas com dados interessantes e espero que vocês gostem e compartilhem.
Abandono carrinho de compras





















































































A taxa de conversão média on-line é de 2,13%
O ticket médio é de $ 116,58
Por quê os compradores online abandonam o carrinho de compras:
Razões%
Valor do frete muito alto44%
Não está pronto para comprar41%
Preço do produto muito alto25%
Deseja ver os produtos selecionados mais tarde24%
As informações de frete e envio não estão claras22%
Sem opção para finalizar a compra14%
Ser perguntado sobre muitas informações12%
Processo de compra complexo11%
Site muito lento11%
Cobrança de taxas adicionais (Ex: impostos)8%
Poucas opções de pagamento7%
Demora na entrega do produto6%
Spam com ofertas6%
Site caindo (Problemas no Host)5%

81% do tráfego orgânico de sites de comércio eletrônico vem do Google
Buscador% Tráfego Orgânico
Google71.2
Bing13.6
Yahoo9.6
AOL1.7

Taxa de conversão média de outras fontes de tráfego
Canal/FonteTaxa de ConversãoTicket Médio
AOL2.9%$105.27
Yahoo2.6%$105.13
Bing2.4%$104.62
Google1.9%$100.16
Facebook1.2%$102.59
Twitter0.5%$121.33


7 fatores importantes no processo de Checkout
1.Medos Incerteza, e Dúvidas
2. incentivos
3. Indicadores de Confiança (Selos como site Blindado ajudam muito)
4. Visitante Persona
5. Estágio de Compra
6. Complexidade do Processo de compra
7. Engajamento

Top 10 Problemas da Otimização de Conversão do processo de Checkout
1. Site inseguro
2. Não permitir de forma fácil que o visitante vá para o carrinho
3. Exibir o menu de navegação no site durante o processo de checkout
4. Perdendo a entrada do cliente quando uma submissão provoca um erro
5. Projeto do layout da página de Checkout
6. Da mesma forma projetados várias chamadas para botões de ação no
proximidade
7. Não exibir o progresso do visitante no processo de pagamento
8. Exibir uma caixa com desconto no fim da compra
9. Exigir informações desnecessárias
10. Usar cross-selling durante o processo de pagamento (tira atenção do cliente)
Fonte: Invesp Blog