Posted by Dayane Iglesias |

Uma estimativa do instituto de pesquisa ZenithOptimedia prevê que os meios digitais deverão ser a maior mídia em faturamento publicitário este ano, perdendo apenas para a televisão.


Já uma pesquisa da Magnaglobal aponta que o investimento publicitário mundial nos meios online devecrescer 11,2% em 2012. Número menor que o registrado em 2011: 16,9%.

Os estudos integram o "Livro de Tendências da Mídia Global Digital 2012", publicado pela Word Newsmedia Network (WNMN), associação sem fins lucrativos com sede nos EUA e Reino Unido.

"Finalmente, internet, celulares e, logo, tablets vão desfrutar de um aumento nos gastos publicitários proporcional ao vasto uso que se faz deles", afirma Martha Stone, executiva da WNMN.

Com base nos últimos três anos, os dados também apontam que o uso de computadores de mesa está diminuindo, porém, o de tablets está crescendo. Nos EUA, por exemplo, a penetração dos aparelhos como iPad e Samsung Galaxy Tab deve alcançar 19% este ano, ante 10% em 2011.

"O aumento do uso de tablets, leitores digitais [e-readers] e celulares tem inspirado editores e anunciantes a repensar suas estratégias editoriais e de marketing", diz o estudo da WNMN.

O levantamento também mostra quais empresas mais faturam com propaganda on-line nos EUA. O Google lidera com US$ 12,7 bilhões. A disparidade do 2º e do 3º colocado em relação ao gigante das buscas chama a atenção. O vice-líder Yahoo faturou US$ 3,5 bilhões, já a rede de Mark Zuckerberg, apenas US$ 2,2 bilhões.

Veja o infográfico:








 


Fonte: AdNews