Posted by Dayane Iglesias | File under : ,

a Coca-Cola Store e o social commerce além do comércio

Você aprendeu e decorou a lição número 1: social commerce é o comércio realizado dentro das redes sociais, uma nova tendência de e-commerce que cresce a cada dia. Está certíssimo!
Agora, chegou a hora da lição 2, que ensina que o social commerce não termina na definição acima. Na prática, ele vai muito além do simples ato de vender e comprar dentro de uma rede como o Facebook.
Veja o exemplo da Coca-Cola. Você vai concordar que a gigante dos refrigerantes não tem necessidade alguma de vender suas bebidas online, certo? E, convenhamos, não faria muito sentido focar tempo, equipe e energia vendendo latinhas e garrafas de refrigerante para saciar a sede dos usuários do Facebook…
Mas nem por isso a Coca-Cola ficou de fora do social commerce.
A empresa lançou uma loja no Facebook e está comercializando ali produtos que levam a famosa marca vemelha e branca. Se você visitar a Coca-Cola Store, vair encontrar bonés, canecas, copos, relógios, cadeiras, mesas, saleiros e até os famosos cartazes vintage que os colecionadores adoram. Os produtos, para fã nenhum reclamar, são mais do que simples itens de consumo: são um excelente veículo de comunicação e marketing para a Coca-Cola.
Entendeu, agora, por que a empresa aderiu ao social commerce? Não, não foi pelo simples comércio.
Segundo analistas da área de comércio eletrônico, a Coca-Cola tem como prioridade aumentar o engajamento dos fãs com a marca dentro das redes sociais. Não à toa, ela lançou recentemente uma campanha de anúncios no iPhone, com banners que levam os usuários diretamente para versão mobile de sua página no Facebook. Tudo para incrementar as visitas à loja na rede social e, assim, melhorar o envolvimento com a marca.
Mais uma vez: comércio, nesse exemplo, não foi o objetivo do social commerce.
Pense sobre essa tática se você tem uma empresa ou marca e ainda não descobriu como aproveitar totalmente as possibilidades do social commerce!
Fonte: http://blog.getnovelo.com/br/2011/09/dica-da-semana-leve-o-social-commerce-para-alem-do-comercio/