Posted by Dayane Iglesias |
Com mais de 200 milhões de “Likes” em todas as suas páginas no Facebook, a Walt Disney mostra-se uma das marcas mais poderosas, tanto on-line como offline. A divisão de produtos para o consumidor da Disney (DCP) é responsável por diversos tipos de licenciamento para diferentes franquias líderes como Cars , Toy Story entre outras. A DCP opera sua presença em mídias sociais por meio da marca “Living Disney” e alcançou mais de 300.000 “Likes” no Facebook, 29 mil seguidores no Twitter e 8,8 milhões de visualizações no YouTube em apenas dois anos.

A Disney Baby, uma iniciativa destinada a engajar pais de crianças, lançou a sua presença em mídia social em janeiro de 2011. Em menos de oito meses, a Disney bebê alcançou mais 363.000 “Likes” no Facebook, tornando-se uma das maiores marcas em seu segmento.

Construção de uma comunidade, não apenas vender produtos
Com uma divisão como a DCP, que opera em um ciclo de 365 dias, é importante que as táticas de mídia social e interações sejam bem trabalhadas e muito bem pensadas. Por exemplo, o estúdio constrói uma campanha em torno de um lançamento nos cinemas e também tem uma campanha para o DVD, mas depois de um tempo as coisas tendem a esfriar naturalmente. A Disney tem um ciclo de 365 dias para sustentar o interesse em torno se suas franquias através da DCP. É possível observar isso através do conteúdo que é compartilhado na página do Facebook , no Twitter e no YouTube, todas sob a alcunha da “Disney Living “. As atividades nem sempre são motivadas pelo produto – muitas das comunicações são casuais e centradas em interagir com os fãs da marca.

Por exemplo, um recente vídeo postado no canal da Disney no YouTube mostra os bastidores da montagem de modelos em tamanho real da LEGO de personagens do filme Toy Story. O contexto deste tipo de vídeo não é promover o fato de que a LEGO é uma empresa licenciada e tem uma linha de brinquedos baseados em personagens da Disney, mas em dar algo para os fãs.

Digital Publishing
Em apenas 18 meses, mais de uma dúzia de livros infantis foram lançados para IOS (iphone/ipad). Recentemente, a empresa começou a publicar seus livros no Android Market. A Disney Publishing tem sete dos top 10 aplicativos na categoria “livros pagos” – que são títulos em geral, não apenas para crianças. A Disney Publishing tem mais de 300 títulos disponíveis e já vendeu mais de um milhão de eBooks até julho de 2011. Isso é mais que o dobro do que foi vendido em 2010.

A Disney também está entrando na área de Digital Comics. Agora que a empresa é dona da Marvel, as oportunidades para se conectar com os leitores de quadrinhos de todas as idades foi muito reforçada.

Poder da mídia social
A Disney salienta a importância de reconhecer e conectar-se com sua base de fãs. Para a empresa, as mídias sociais são um suplemento para tudo e servem para aprofundar os laços emocionais de cada franquia. Algumas das maiores franquias possuem uma grande base de entusiastas. Somente o Toy Story tem mais de 27,5 milhões de fãs no Facebook.

A mídia social é fundamental para a natureza e a forma como a Disney se comunica com os seus fãs. Com a Disney Baby, uma das marcas mais recentes, a própria comunidade é o foco, não o produto. O público da franquia é formado pelos pais (principalmente mães), e o tom da discussão é dirigida por membros da comunidade. Os Pais compartilham fotos de seus bebês vestindo roupas com personagens da Disney. Quando um novo produto é lançado, a comunidade se manifesta com informações sobre onde encontrá-lo, quem tem o melhor preço e o que eles pensam do produto. Pais e mães também usam a página no Facebook como uma forma de compartilhar histórias uns com os outros.

Campanhas (John Lasseter fala sobre Brinquedos em série de vídeos no YouTube)
Estreando em 2009, esta série de vídeos publicada no YouTube traz o diretor dos filmes Toy Story e Toy Story 2 Jon Lasseter discutindo as origens de cada personagem. Os vídeos foram vistos por mais de 1,8 milhão de pessoas.





Vestidos de casamento
Quando a Disney decidiu alterar o designer de sua linha de vestidos de casamento, não tinham certeza de como os fãs reagiriam. Assim, a equipe da Disney Living publicou um vídeo especial no YouTube mostrando os novos vestidos. O vídeo dá aos espectadores uma visão dos bastidores da nova linha de vestidos. O vídeo foi visto mais por mais de 1,7 milhões de vezes.



Fonte: Proxxima