Posted by Dayane Iglesias |
Cool Hunter



A dinâmica de consumo faz com que haja uma busca constante pelo que será a próxima novidade. Por isso, as empresas têm procurado antecipar isso planejando o mercado com até cinco anos de antecedência. E é esse profissional que antecipa a tendência. Além do trabalho com a identificação das primeiras manifestações de tendências, o caçador de tendências também pode trabalhar com pesquisa ou análise dos fatos do presente para projetar as repercussões no futuro.
A especialização é procurada principalmente por estudantes de moda e design, além de profissionais de marketing e inovação, publicidade e jornalismo.  E como o cool hunter trabalha com a observação e fotografia,  deve estar sempre “antenado”. Por isso, um bom profissional da área precisa ser intuitivo e não ter preconceitos para poder pesquisar nichos de mercado.


Analista de redes sociais




Segundo pesquisa recente da consultoria Delloite, a carreira sofreu uma super valorização nos últimos meses: 55% das empresas já possuem um cargo voltado para essa área. Mas se você acha que para seguir carreira como analista de mídias sociais basta saber tudo sobre sites como Twitter, Facebook e Orkut, está enganado.
É preciso ter um perfil mais estratégico e voltado para o mundo dos negócios, para se destacar nessa área. O analista de mídias sociais precisa ainda entender muito de comportamento humano e da lógica dos negócios da empresa em que trabalha.

Especialistas em sustentabilidade

As empresas estão se tornando mais conscientes de sua responsabilidade ambiental e essa tendência se materializa em uma maior procura pelos chamados ‘profissionais verdes’. Estima-se que profissionais com inglês fluente e MBA ou mestrado especializado em meio ambiente recebam um salário até 25% maior do que pessoas que não se enquadrem neste perfil.

Segundo levantamento feito pelo Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), entre as carreiras mais promissoras para a próxima década, o cargo de gerente de ecorrelações aparece em primeiro lugar.  Neste cargo, o especialista se comunica com os consumidores e desenvolve programas sustentáveis dentro da empresa.