Posted by Dayane Iglesias |
Hoje, quatro em casa 10 clientes de telefonia móvel possuem duas ou mais linhas
São Paulo – De acordo com uma pesquisa do instituto Data Popular, especializado em consumo emergente, a classe C já representa 54,9% do total de usuários de celular no Brasil. 61% dos gastos de R$40 a R$100 em telefonia móvel por mês vêm desta classe social.

Um dado que reforça a nova configuração deste mercado com o acesso da baixa renda a esse tipo de serviço é a quantidade de linhas por usuário. Segundo o Data Popular, quatro em cada 10 pessoas da classe C possuem duas ou mais linhas de celular.

Muitos desses consumidores são motivados pelo grande número de promoções lançadas pelas operadoras, na tentativa de fisgar novos clientes. Outros, ainda, preferem utilizar aparelhos que funcionam com dois chips como uma forma de separar o contato comercial do pessoal.
O estudo mostrou ainda que nas residências da classe C, o telefone fixo já perdeu espaço para aparelhos móveis. A penetração do celular alcança uma taxa de 84% entre domicílios emergentes, contra 60% de telefones fixos na mesma classe. Dos 84% que possuem celular, 81% são usuários de planos pré-pagos e 19% de pós-pagos.

Fonte: Cris Simon, de