Especificações do e-mail marketing.
Estes dados são resultados de comparações de diversas campanhas, análise da forma com que diversos programas de e-mail e webmail exibem as mensagens, padrões que os principais portais utilizam e melhores práticas do mercado. Pode acontecer de uma regra não funcionar para uma determinada ação ou portal, mas seguindo-a vai acertar com a maioria. Se tiver inclusive uma dica diferente ou discordar de algum item, pode mandar um e-mail sobre o assunto. Podemos aumentar a lista ou melhorá-la.
Tamanho e dimensão do e-mail marketing:
- HTML no máximo: 20kb (preferencialmente 10kb).
- Imagens no máximo: 45kb (preferencialmente 20kb).
- HTML + Imagens: 50kb (preferencialmente 25kb).
- Largura da peça: 450px a 550px (preferencialmente 500px).
- Deixe a altura o menor possível para evitar a rolagem.
Imagens:
- Devem vir em links absolutos. Elas devem estar hospedadas em um servidor.
- Usar tag ALT. Garanta que mesmo quem não visualiza imagens tenha uma idéia do que estaria ali.
- Não coloque imagens de fundo na tag body.
Links:
- Urls pequenas e intuitivas. Melhor: www.dominio.com.br/campanha do quewww.dominio.com.br/f452005/clientecorp/mpr/123.
- Use o target = "_blank".
- Utilize no máximo de 32 links. Quanto menos melhor.
- Use sempre o método GET para passagem de parâmetros.
Tem que ter:
- Link de "caso não visualize":
- Link de optout (possibilitar o descadastro também por reply).
- E-mail de resposta válido. Se você envia o e-mail deve possibilitar que a pessoa responda este e-mail.
Não pode ter:
- Anexos.
Formulários:
- Evite o uso de formulário em um e-mail. Prefira um link para ele preencher no seu site o formulário.
Conclusão
Estas orientações servem de guia para a montagem da peça de e-mail marketing, mas nada impede que você faça diferente. O importante é conhecer as regras para poder quebrá-las. Seu público é que vai dizer qual é a melhor forma de e-mail que ele deseja e você consegue isto testando, analisando e comparando suas campanhas.
Fonte: http://imasters.uol.com.br