Posted by Dayane Iglesias |

Elas são redondinhas, possuem carinhas, recheios deliciosos, embalagens coloridas e personagens capazes de encantar e seduzir qualquer criança. As bolachas TRAKINAS são uma grande diversão para a garotada.
-
A história
A TRAKINAS foi lançada no mercado brasileiro em 1988 pela empresa americana Nabisco, sendo a primeira marca de biscoitos voltada para um público infantil no Brasil. O pioneirismo da marca nessa categoria de mercado levou ao lançamento de novidades: bolacha com furinhos, carinhas divertidas, enriquecidas com vitaminas e a primeira a introduzir a embalagem lanchinho, pesando 93 gramas. Lançamentos chaves também foram importantes para o sucesso da marca, mantendo sua posição de liderança e surpreendendo seus consumidores com produtos inovadores como a Trakinas Mais Mais, com mais recheio; e a Trakinas Meio a Meio (morango, chocolate e baunilha), com metade de um sabor e metade de outro, o que valeu o prêmio de melhor lançamento de produto concedido pela Kraft Foods International.
- 
- Com a compra da Nabisco pela poderosa Kraft Foods em 2000, o produto foi re-lançado no mercado com mudança de embalagem (muito mais impactantes), novo posicionamento e produtos, se tornando uma grande diversão para a criançada. As campanhas publicitárias sempre traziam situações de interação entre as crianças e suas famílias, em associações com esperteza, traquinagem e vitalidade, que personificam a marca e seus consumidores. Com a conquista da liderança de mercado, a marca vem constantemente lançando novos e surpreendentes produtos como em 2003 quando as carinhas ganharam novos formatos (alto relevo) e novos desenhos (10 novas carinhas) com a introdução do TRAKINAS Super Carinhas, tornando a marca mais irreverente ainda e com apelo maior junto à garotada.
- 

- O sucesso da marca TRAKINAS fez com que sua página na internet se tornasse uma das 10 melhores do Ibest em 2004. E esse sucesso enorme levou a empresa a diversificar sua linha de produto para outros segmentos, introduzindo no mercado ovos de páscoa, onde a marca rapidamente se tornou uma das líderes de mercado, e chocolates em barra (com deliciosos pedacinhos da bolacha). Os ovos infantis da marca, que traziam brindes inéditos e exclusivos, se tornaram uma das grandes vedetes dentro da linha de produtos da Kraft Foods. Isto porque, além da força da marca TRAKINAS, os ovos traziam inovações nos brindes como: Trakisom, primeiro brinquedo eletrônico da Páscoa que emitia três sons, como uma divertida gargalhada e um grito; Trakiphone, brinquedo com jato d’água que simulava um telefone celular de verdade; e Trakipum, uma almofada inflável que emitia sons.
- 
- A linha do tempo
2001
 Lançamento do Trakinas colorido, uma inovação no mercado brasileiro.
 Lançamento do Trakinas Mais Mais, bolachas com o dobro do recheio.
 Lançamento do Trakinas Meio a Meio, com recheio de dois sabores.
2002
 Lançamento do TRAKINAS com sabores de frutas e com recheio e casquinha coloridos. 
2003  Lançamento do Trakinas Super Carinhas, uma linha de bolachas com novas carinhas, embalagens e produtos.
 Lançamento do Ovo Trakinas, que vinham com um brinquedo dentro, expandindo a marca para outro segmento de mercado.
2004
 Lançamento do Trakinas Power, biscoitos enriquecidos com vitaminas e cálcio.
2005
 Lançamento do Mini Trakinas, biscoito recheado com as famosas carinhas divertidas em alto relevo, com apenas 2.5cm de diâmetro. O produto está disponível nos sabores chocolate e morango, e em práticas embalagens de 40g e 120g, ideais para o consumo fora de casa. 
2006  Lançamento do Trakinas Trakmix, biscoito doce seco (sem recheio) que apresenta redução de açúcares, 0 gramas de gorduras trans na porção e alta presença de fibras alimentares em sua fórmula. Além do perfil nutricional diferenciado, o produto tem um caráter lúdico. Trata-se de uma espécie de quebra-cabeças com peças - corpinhos e cabeças - feitas de biscoito, possibilitando que as crianças usem a criatividade para montar os personagens.
2007
 Lançamento do chocolate em barra recheado Trakinas, disponível nos sabores morango e chocolate com pequenos pedacinhos da tradicional bolacha. Para agradar as crianças, todas as embalagens individuais vinham com um adesivo colecionável, as "Traki Pegadinhas", somando 25 charadas diferentes.
2009
 Lançamento da Trakinas Gela Boka, bolacha recheada que causa a sensação de gelar a boca. ,
2010
 Lançamento da Trakinas com farinha integral
- 
A evolução visual
Recentemente o logotipo da marca passou por uma grande remodelação, que manteve a imagem super colorida, mas ganhou como característica principal o formato de uma mordida em cima da letra T. 
-

Dados corporativos
● Origem: 
Brasil ● Lançamento: 1988 ● Criador: Nabisco
● Sede mundial: 
São Paulo, Brasil ● Proprietário da marca: Kraft Foods
● Capital aberto: Não
● Presidente: Marcos Grasso (Kraft Foods Brasil)
● Faturamento: 
Não divulgado ● Lucro: Não divulgado ● Presença global: 16 países
● Presença no Brasil: 
Sim ● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: 
Bolachas e chocolates ● Ícones: As carinhas nas bolachas
● Slogan: 
O biscoito que é a sua cara. ● Website: www.trakinas.com.br
- 
A marca no mundo
A linha de bolachas recheadas TRAKINAS é a líder no mercado nacional com cerca de 16% de participação, estando presente em aproximadamente 16 países ao redor do mundo, tendo como maiores mercados, além do Brasil, Argentina e China. A TRAKINAS investe muito em marketing, além de criar uma página da Internet voltada especificamente para o público infantil, responsável pelo consumo de 2/3, a marca também aparece em revistas em quadrinhos contando histórias de travessuras. 
-
-
 
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas). 
Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com/