Posted by Dayane Iglesias |

Considerado um dos mais importantes futurólogos do Mundo pelo “Wall Street Journal”, Gerd Leonhard vem ao Brasil falar de negócios e mídias sociais. Segundo ele as redes sociais, como Twitter e Orkut, deverão crescer mais em receita que os meios de comunicação tradicionais, como a TV e o rádio.
Em entrevista ao site Folha Online, o futurólogo afirma que as propagandas bem sucedidas fogem de anúncios estáticos. As mídias sociais alteraram o molde original,dando lugar a games, aplicativos e widgets, por exemplo. “A publicidade e o marketing estão sendo reinventados tanto quanto eu escrevo isso”, explica o alemão.
Essas mudanças não impedem a convergência entre as mídias sociais e tradicionais: “a diferença está apenas nas nossas mentalidades: já não somos (apenas) diretores: nós somos conectores”, afirma.
O futurólogo comenta ainda sobre forma atual da publicidade e relacionamento com o conteúdo. Ele considera que há fusão entre essas duas partes. “A publicidade deve se tornar conteúdo, a fim de ser realmente ser bem-sucedida na internet. Por exemplo, aplicativos para telefones móveis, widgets, games, etc. Algumas vezes, chamo isso de ContVertising [neologismo que funde as palavras "conteúdo" e "publicidade", em inglês].”
Gerd Leonhard atribui esse novo momento à “explosão da internet móvel e mídia social e em tempo real, como Twitter e Google Buzz”.
Quando assunto é a influência das “novas” mídias na mudança de conteúdo das  tradicionais, o alemão é categórico “esta mudança é quase tão grande quanto a mudança que aconteceu com a invenção da mídia gravada, rádio ou TV”.
Fonte: Folha Online