Posted by Dayane Iglesias |

Quase 50% dos consumidores já foram influenciados a comprar algum produto devido à publicidade na internet, revela pesquisa realizada pelo CAEPM (Centro Avançado de Estudos e Pesquisas da ESPM) em parceria com o Ibope Media. Em segundo lugar, no ranking da influência, ficaram familiares e amigos, com 26%. Na sequência está a televisão (21%) e por último anúncios em jornais e revistas (7%).
O estudo foi realizado com 1,2 mil pessoas de diferentes faixas etárias e regiões do País, por meio de questões em cujas respostas os consumidores relatavam quais eram os produtos que eles tinham adquirido nos últimos meses e como tiveram conhecimento deles. Os produtos comprados que tiveram como principal influência a internet foram: computadores, celulares, pacotes de viagens, geladeiras, artigos esportivos e automóveis.
Cerca de metade dos entrevistados entre 25 e 29 anos, de acordo com a pesquisa, foram influenciados pela publicidade na internet. “Daqui a 20 anos, vamos ter uma geração muito mais consumista e muito mais influenciada pelas propagandas online”, afirma Marcelo Coutinho, professor e pesquisador responsável pelo estudo.
Coutinho também explica que o resultado da pesquisa é porque, “na internet, o consumidor olha a propaganda, compara os preços e efetiva a compra ao mesmo tempo, diferentemente da TV e de qualquer outro meio”. No entanto, em 2009, a pesquisa revelou que 60% dos investimentos em propaganda foram em televisão, já os em internet foram de apenas 4,3%.
Fonte: Empreendedor