Posted by Dayane Iglesias |

Ródio é um metal precioso da família da platina. O banho de ródio é usado especialmente em jóias para dar uma superfície que resistirá a arranhões e manchas além de uma aparência branca. O banho de ródio é achado freqüentemente no ouro branco. Ouro branco é um termo errôneo. O ouro é de fato amarelo.

O que os joalheiros chamam hoje de ouro branco é uma liga (mistura) de ouro com um metal branco - normalmente níquel, prata ou paládio. Metais conhecidos como branco são de fato mais para uma cor cinza do que branco, por isso, o chamado ouro branco possui um tom amarelado. Quanto mais alto o teor da jóia, maior a quantidade de ouro na sua formulação, conseqüentemente, mais amarelado ele fica. Como a pessoa que usa a jóia quer uma cor mais próxima do branco, uma camada fina de banho de ródio é usada para dar aquele brilho a jóia. Ouro branco banhado com ródio também manterá esses aspectos por um período mais longo – o ródio não manchará ou descorará e sendo uma substância bem dura, é menos provável que seja arranhado.

É importante saber que o banho de ródio não dura para sempre. O banho numa jóia que é muito usada, como uma aliança de casamento, pode durar aproximadamente dois anos, enquanto um colar ou alfinete que são menos usados ou entram menos em contato com a pele podem durar dez anos ou mais. Você notará quando o banho começar a sair porque na área sem o revestimento aparecerá uma cor amarelada, cor essa, do ouro branco original. Nesse caso, uma ida rápida ao joalheiro é o suficiente para devolver vida a sua jóia. A maioria das jóias pode ser facilmente banhada novamente, embora uma peça colorida possa ser mais cara porque o trabalho precisa ser feito à mão. Preços também variarão de acordo com a espessura da camada de ródio que você escolhe usar, quanto mais grossa a camada, mais metal é usado, então mais caro é o processo. Escolha camadas mais grossas para artigos que você usa diariamente, como alianças e anéis. O banho não preencherá entalhes e arranhões, só os fará mais brilhante e mais notável! Tenha certeza que seu joalheiro está planejando limpar e polir sua jóia antes de banhá-la novamente.

Às vezes, jóias de platina ou de prata também são banhadas com ródio. No caso da platina é devido ao ródio ser um pouco mais luminoso, assim é usado para aumentar o brilho. Para a prata é um pouco diferente. Prata é realmente mais refletiva (mais brilhante) que o ródio, mas a prata também é um metal muito mais macio e pode ser arranhada muito facilmente. Assim a jóia de prata que recebe uma camada de ródio possui uma vida útil muito maior, principalmente contra arranhões.Quando a camada de ródio começar a sair numa peça de platina ou prata, será mais difícil notar porque a diferença de cor não é tão grande. O metal debaixo parecerá ser cinza, não amarelado.

Se você está comprando uma jóia em ouro branco, platina ou prata, pergunte ao joalheiro se o artigo recebeu banho de ródio. Freqüentemente os clientes compram jóias banhadas com ródio sem se aperceberem disso. Conhecendo como foi feita a sua jóia lhe ajudará a mantê-la e desfrutar da sua beleza por anos.