Posted by Dayane Iglesias |

As mulheres já são responsáveis por 51% das compras de produtos em lojas virtuais, segundos dados divulgados pelo E-Bit. Um dos motivos que explica esse aumento do público feminino no comércio eletrônico brasileiro é a rotina da mulher moderna, que precisa conciliar trabalho, estudo e família.

Com a internet elas ganham tempo e realizam suas compras com comodidade, ou seja, encontraram nessa tecnologia uma nova possibilidade de conciliar a necessidade de consumo com a falta de tempo, pois é um meio que facilita, além do acesso as informações e o relacionamento, a administração das atividades e aquisição de produtos e serviços.

A mulher tem a fama de consumista, porém quando consome, não só pensa em si, e sim na família em geral. Em 2007 a Itaúcard divulgou, em entrevista à Folha de São Paulo, que a população feminina detinha 50,2% dos cartões em circulação no país, foi a primeira vez que as mulheres superaram os homens nessa participação. Apesar de ter lutado para dividir com o homem todas as responsabilidades do lar, a mulher continua sendo a maior responsável por tudo que a família adquire e consome.


A Gerente Financeira, Olympia Pereira Magalhães, utiliza a internet frequentemente, adquirindo produtos para si, sua família, sua casa e até para seus cachorros. Ela destaca que com a internet o maior benefício foi o conforto. “Posso comprar sem sair de casa, escolher com calma e o melhor, sem vendedor para atrapalhar”, afirma Olympia.


O Brasil está em quarto lugar do ranking mundial de mulheres conectadas, segundo a pesquisa Ibope, nos últimos dois anos, onde a evolução da internet residencial foi de 75%, o crescimento da participação feminina foi de 93% enquanto a masculina foi de 61%.


De acordo com André Ferraro, especialista em comércio eletrônico e diretor da Mundo Click, a mulher busca mais informações, facilidade e segurança ao adquirir um produto. “A mulher é exigente e investiga antes de comprar, busca sempre o melhor custo-benefício, saber os pontos positivos e negativos e se preocupa com os detalhes”, afirma Ferraro.


Olympia é um exemplo desse tipo de consumidora, afirma que antes de comprar um produtos busca sempre saber o que as pessoas estão dizendo, os comentários e as avaliações. “Pesquiso em comunidades do orkut, no mercado livre vejo os comentários, entro no Reclame Aqui, mas tento comprar em
sites que tenham loja física”, diz.

De acordo com o especialista, Ferraro, uma loja virtual voltada para o público feminino precisa suprir todas as necessidades da mulher, para que, ao encontrar todas as informações, ela realize uma compra. “A mulher olha o padrão de beleza do site, se ele é confiável, as informações que possui, os depoimentos dos compradores, quando tem vídeo assiste e considera o algo mais, quando existente, ou seja, se uma loja virtual quer focar esse público, ela precisa apresentar essas características, caso contrário, deixará à desejar”, afirma Ferraro.


Mesmo com toda essa participação, as mulher ainda gastam menos que os homens, isso devido a diferença dos produtos adquiridos, enquanto os homens compram artigos de informática e aparelhos eletrônicos, as mulheres preferem livros, produtos de beleza e para a casa, assim, o ticket médio feminino é de R$ 272,00, enquanto o masculino é de R$ 375,00. Mas, é importante lembrar que a mulher tem poder de influência no consumo dos homens também, segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

“A facilidade na pesquisa dos produtos, os preços competitivos, a comodidade e a oferta de produtos que nem sempre estão disponível no comércio local, são motivos que levam as pessoas realizar compras online, portanto, uma loja virtual precisa atender essas necessidades e, quando focada para público feminino, ser flexível, estar disponível para dúvidas e oferecer o maior número de informações possíveis”, conclui o diretor da Mundo Click.



Sobre a Mundo Click

A Mundo Click é uma empresa que surgiu para suprir as necessidades específicas do Small Business (pequenas e médias empresas). É uma produtora web que desenvolve e implanta E-commerce, Sites Dinâmicos, E-mail marketing, CRM e WebChat, com foco em resultado para as empresas, prestando orientações, suporte técnico e treinamentos exclusivos, através de ensino a distância,
blog, apostilas e vídeos, através de um canal exclusivo via internet, o Mundo Click TV, de forma que as empresas tenham plena autonomia para aproveitar os variados recursos de nossas ferramentas. Sempre priorizando a simplicidade em nossa comunicação e agilidade no desenvolvimento dos projetos.

fonte: Mundo Click

E-mail (contato): midiasocial@mundoclick.com.br

Visite: www.mundoclick.com.br